sexta-feira, 20 de abril de 2012

Administrador

O Administrador


O administrador é acima de tudo um líder. Sua função é a de montar equipes, e descobrir o talento (e defeitos) de cada um de seus subordinados e aplicá-los para a geração de resultados da empresa.

Se você tem esse perfil de líder e deseja se tornar um administrador, aqui estão os primeiros passos:



Pois bem, todo administrador deve cursar uma faculdade, mas ela não precisa necessariamente ser de Administração, ela pode ser de Economia, Marketing, Publicidade ou qualquer outra faculdade ligada a área de negócios, e fazer em seguida uma especialização (pós-graduação) em Administração de Empresas.

Ainda assim, se o seu desejo é se tornar um CEO (Chief Executive Officer ou Presidente Executivo), então a faculdade de Administração é a melhor, já que você terá uma visão mais holística da empresa, o que é estritamente necessário ao grande administrador.

Enquanto estiver fazendo o estágio (servindo cafezinho), aproveite para aprender tudo sobre a empresa, lembre-se, num exército, o general é o melhor soldado, e sabe fazer tudo o que seu contingente faz.


Com seu bacharel em mãos, que dá direito ao registro no CRA (Conselho Regional de Administração), você pode buscar uma vaga de Trainee (mais cafezinhos), aonde novamente passará por todos os núcleos da empresa e conforme seu desempenho, ir ascendendo a novos cargos até chegar à chefia.

Quando você está começando, é inútil querer fazer uma pós graduação já que pela sua inexperiência, você ainda não terá cargos de chefia, e as faculdades de renome (leia-se FGV - Fundação Getúlio Vargas) não costuma aceitar novatos.

Então é mais útil, se preparar com cursos na sua área de atuação (ou na área em que você quer atuar, se você quer ser o Presidente Nacional da Ford, não faça cursos de liderança no varejo).

Aqui vai uma recomendação: os cursos do SEBRAE, apesar de serem desenvolvidos para empresários, são excelentes, mesmo que você não queira montar sua empresa, esses cursos (o de Liderança é ótimo) te darão um diferencial numa futura promoção.


Assim como assistir programas voltados a administradores (leia-se "O Aprendiz").


Depois de pelo menos 3 anos numa empresa (e depois de passar por pelo menos 2 cargos), está na hora de buscar uma empresa multinacional, aqui ser fluente em inglês e de preferência ser fluente também na língua da empresa-matriz é o grande diferencial.

O fato de escolher uma multinacional, é porque elas financiarão todas suas especializações, para isso procure seu tutor e comunique que seu objetivo é ser o Presidente Nacional da empresa. Depois de ele vir com aqueles perguntinhas típicas "Mas você tem certeza, terá muito sacrifício", etc.

Ele deve encaminhar a seus superiores, para que você faça intercâmbios com as filiais de outros países, bem como te financiar MBA's (Master in Business Administration - ou Mestrado em Negócios).

Procure fazer MBA na faculdade de Harvard (Melhor Escola de Negócios do Mundo), se for fazer no Brasil, só aceite na FGV - Fundação Getúlio Vargas (Melhor Escola de Negócios do Brasil).


Prós e Contras


Realmente para chegar ao cargo de Presidente Executivo (se este não é seu objetivo, procure outra profissão), você terá vários sacrifícios, você será cobrado por resultados, será chamado mesmo em férias, etc. Prepare-se.

O administrador é o profissional mais respeitado dentro do mercado de trabalho, já que você é o chefe. É o maior status profissional, e é um dos maiores salários do Brasil, talvez o maior.

Habilidades Necessárias


* Liderança: O administrador é acima de tudo um líder, e como líder tem o dever de conhecer todos os seus colaboradores, e utilizá-los para que gere o melhor resultado para a empresa.

* Ser Cativante: Se por um lado você deve ter o pulso firme, por outro, seus colaboradores podem te prejudicar caso você seja um "idiota", então ter seu grupo fechado com você te fará ter resultados, e com isso você se sobressai.

* Controle Emocional: Ou se preferir frieza, seus superiores irão te cobrar o tempo todo. Mais fique tranquilo, você é o cara, não é mesmo.

* Autoconfiança: Se você se intimidar facilmente, você nunca chegará a gerencia, pense um pouco, se você é inteligente, se você tem um objetivo definido, você está enfrentando todos seus medos, quem são seus superiores pra querer te intimidar. Saiba quem você, e respeite seus superiores, mas nunca tenha medo de olhar nos olhos.

* Ser Dinâmico: Os cenários mudam frequentemente, então não se apegue, seja desperto quanto a realidade.

* Ser Persuasivo: Você será um vendedor de idéias, se você não consegue fazer seus superiores acreditarem no negócio, você será só mais um.

* Ser fluente em inglês: Se possível fluente na língua da empresa matriz também.

* Ser um estrategista: Dê nada adianta ser um vendedor de idéias, se suas idéias não são as melhores, enxergue o que os outros não vêem, e planeje para que seja adequado para a realidade do negócio.

* MBA's: As empresas dão muito valor ao curriculum, então cursos, experiência e resultados é o seu maior diferencial.

* Ser o Cara: O executivo é a cara da empresa, por isso você deve parecer ser o melhor, mesmo que não seja, suas roupas (peacocking), como um penteado, ou barba, te fará diferente dos executivos que parecem pastores.

Quanto Ganha um Administrador

Depende muito da empresa e da cidade, então é apenas uma média.

Trainee: Média de 600 à 2.000 reais.

Gerencia de lojas e supermercados: Média de 1.500 à 5.000 reais.

Baixa Gerência: Média de 4.000 à 10.000 reais.

Média Gerência: Média de 10.000 à 40.000 reais.

Alta Gerência: De 40.000 à 80.000 reais.

Presidente Executivo de Multinacional: Média de 80.000 à 120.000 reais, mas com participação nas ações da empresa, participação nos lucros e bônus pode chegar à 250.000 reais.


Bem, esse é mais um mini-guia para quem quer se tornar um grande administrador.

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