sábado, 2 de março de 2013

Empresário

O Empresário


O empresário é um profissional diferenciado, embora seja uma profissão como todas as outras, o empresário, é o patrão, não é apenas o que manda, mas também aquele que tem a responsabilidade de manter a empresa gerando lucros e também, é claro pagando os funcionários em dia.

Se está preparado para toda essa responsabilidade, saiba que apesar de principalmente no começo ter cargas horárias de mais de 13 horas pra ajeitar o processo de funcionamento, é a profissão mais lucrativa, pois sua função é gerar valor.


Primeiramente, você deve saber que existem três áreas empresariais:

O Produtor


Literalmente, aquele que produz, podendo ser o produtor rural, uma empresa que produz algum produto, etc. É necessário um alto investimento, e para alguém que não tem grana pode ser difícil conseguir um empréstimo no banco.

Porém como eu sei que você é o cara, você vai chamar aquele teu amigo que tem muita grana, ou seu antigo chefe, e mostrar o quanto seu negócio é vantajoso.

Lembre-se que em uma sociedade (pessoa jurídica), você paga menos impostos do que uma empresa de pessoa física. Então não seja mesquinho e procure quem quer receber uma boa grana com você.

O Distribuidor (ou Atacadista)


Esse é um dos mais lucrativos, pois não costumam ter grande concorrência, já que apenas uma empresa pode cuidar de um amplo território. E em teoria, você precisa apenas de um barracão para o estoque, e é claro carros (caminhões, camionetes, fiorinos, etc...).

Além é claro dos empregados, mas que normalmente não são muitos. E também não são caros, já que não é necessário grande formação acadêmica, apenas uma carteira C ou D para os motoristas, e saber ler e escrever e ter algum preparo físico para carga e descarga do produto.

Lembrando que você pode ainda ter um vendedor afim de garantir novos clientes, ou pode você mesmo fazer esse trabalho.

O Varejista (ou Comerciante)


O varejista é aquele que compra do distribuidor (as vezes do próprio produtor) e repassa ao consumidor final o produto.

Esse é o mais fácil de conseguir um financiamento no banco (como eu disse prefira ter um negócio em sociedade). Os mais comuns são supermercados, venda de produtos de tecnologia como computadores, etc, lojas de presentes, tipo 1,99, loja de roupas, ainda podemos citar bares, lanchonetes e boates e por que não concessionária de carros e motos.

Empresários Especiais

Manutenção e Serviços


Esse é um empresário diferenciado já que ele não vende um produto, mas um serviço.

Por ser um serviço, ele é altamente lucrativo, já que requer pouco investimento em relação a produtos, mas a demanda pode pedir a contratação de novos empregados, e esses devem ter uma experiência, é claro que você pode contratar aprendizes, mas lembre-se que você pode estar criando um concorrente, por isso tenha cuidado.

Como manutenção podemos nos lembrar dos mecânicos de carros, computadores, celulares, etc...

Como serviços podemos citar uma auto-escola, escola de idiomas, cursos profissionalizantes, podemos citar ainda uma empreiteira de obras, serviço de pintores e de manutenção de serviços da casa, etc...

Terceirizada



Muitas empresas de criação de produtos, não gostam de investir em funcionários próprios para segurança, limpeza, cozinha, ou até mesmo para pequenos serviços dentro da empresa, cabe a você procurar essas empresas e descobrir o que elas precisam.

Franquia


Se as empresas terceirizadas foram o boom dos anos 2000, as franquias parecem ser o novo supra-sumo dessa década.

Com a tranquilidade de não precisar se preocupar com treinamento ou como o sistema de produção e vendas funciona, a franquia revolucionou o mundo empresarial.

Embora seja ainda vista com maus olhos, por você não ter a autonomia de criar sua própria empresa, e por ter um custo mais elevado do que começar do zero, ela é ótima para quem nunca foi patrão, já que você vai aprender com quem já sabe e não estará sozinho. Apenas cuidado para não entra num barco furado.

Drop Shipping


Os famosos empresários da internet. Basicamente você é um marqueteiro, você deve fazer a propaganda para o seu site e procurar clientes pela internet, esses clientes vão comprar um  produto, você irá fazer a encomenda junto ao produtor e ele irá repassar via correio ao cliente.

É uma espécie moderna de distribuidor.

Investidor


Muitos empresários costumam criar pequenas empresas, botar ela em funcionamento, para em seguida vendê-la e assim conseguir um alto lucro, já que está vendendo uma empresa que está gerando lucro.

O investido pode ainda comprar uma pequena empresa e aumentá-la, ou pegar uma empresa que está tendo prejuízo e fazer ela dar lucro, para então revender.

Ou pode ainda criar uma empresa rentável, para depois criar franquias, mantendo a original e recebendo os royalties de utilização do nome da empresa, bem como de serviços para adequação do franqueado ao sistema da sua empresa.

Embora o empresário investidor possa ser um dos mais rentáveis ramos empresariais, é necessário uma certa experiência antes de começar a capitalizar empresas, comece criando uma, duas, três e então venda uma delas e como valor recebido crie outra e assim por diante.

Então vamos aos primeiros passos.


Ao contrário da maioria das profissões, não é necessário uma grande formação acadêmica (embora uma faculdade de Administração, Economia, Contabilidade, Direito ou mesmo uma formação específica de Engenharia Civil caso queira montar uma construtora, ou de Medicina caso queira montar uma Clínica) , grandes empresários como o Silvio Santos e Samuel Klein (Casas Bahia), nunca cursaram faculdade, e ainda assim respeitadíssimos.

Se você não tem noção alguma de como começar. Procure o SEBRAE, eles oferecem pequenos cursos de uma semana, e o famoso EMPRETEC, em que você irá aprender a criar a sua empresa no modo turbo.

Caso não goste da idéia de começar uma empresa com uma dívida no banco, e não tenha um capital inicial, conseguir uma sociedade é a melhor das opções, faça um plano de negócios (você aprende isso no SEBRAE), e capriche no seu carisma e na sua persuasão de vendedor. Pois seu futuro sócio precisa acreditar que o negócio, realmente é rentável.

Com sua sociedade empresarial, e a ajuda do SEBRAE, os passos são mais simples, agora você deve procurar um contador para abrir sua empresa, procurar os fornecedores certos, os empregados necessários e claro, buscar o os clientes alinhados ao perfil da empresa.

Prós e Contras


Pois bem você será o patrão, é um status em si, é talvez o meio mais fácil de ascensão social. O empresário por si, é um profissional respeitado e dependendo do seu carisma e dos seus futuros contatos, você pode até ser convocado a virar político na sua cidade. E como o patrão é o sonho de consumo de muitas menininhas por aí, você tá bem nisso aí.

Também é notório que além de status o empresário ganha bem, mas cuidado para não confundir os gastos da casa, com os gastos da empresa, e principalmente no início tenha um cuidado especial com as finanças, muitas empresas fecham no primeiro ano, e poucas conseguem ficar mais de 5 anos, exatamente por falta de controle financeiro.

Como contra, o principal desafio é a criação e a burocracia envolvida no processo, você pode chegar a trabalhar 13, 15 horas por dia, e por vários meses, e se você não criar um bom sistema em que você não seja necessário na empresa, você ficará impossibilitado de criar uma segunda e pior ficar sendo escravo desta.

Habilidades Necessárias


* Liderança: Item básico, é sua empresa, você é o dono, saber comanda uma equipe é primordial à empresa.

* Auto Confiança: Crie um ótimo projeto e tenha a certeza de ele é bom e convença a todo de que seu projeto é ótimo. Sem a auto confiança, mesmo que você tenha um ótimo projeto em mãos, terá dificuldade em vender essa ideia. E todo alicerce da profissão de empresário, está em vender idéias.

* Organização: Brincar de ser empresário é um jogo caro, saiba a sua função e a de seus subordinados e simplesmente faça, sem procrastinar.

* Ser Intrépido: Se você ficar com medo de criar algo diferente, apenas porque nunca ninguém o fez antes, você está errado, você deve assumir o risco e arriscar.

* Ser dinâmico: Tenha uma visão global da sua empresa e incremente seus produtos com algo a mais. Se você vende produtos esportivos, você pode vender também capacetes, se vende capacetes, pode vender produtos para incrementar a moto também.

* Ser inovador: Você terá concorrências, se você estagnar, os concorrentes podem conquistar seus clientes, não tenha medo de inovar.

* Ter senso de oportunidade: Deixe seu instinto te guiar, as vezes uma reportagem de um programa de variedades pode te dar a ideia para um novo empreendimento. Um terreno em um lugar de pouco acesso virar um clube de futebol society. Esteja sempre atento.

* Planejamento: Embora o SEBRAE ajude na criação da empresa, é bom que você aprenda como funciona o planejamento, mas saiba que as vezes é necessário pequenas mudanças no meio do trajeto.

* Resiliência: Do mesmo modo que você pode acertar, você pode errar também, resiliência é você mesmo após um tropeço, se recupera e voltar sem reclamar e agora com mais experiência. Se você acha que não tem sorte, e qualquer erro de calculo é porque você foi vítima de macumba, talvez seja melhor você estudar para trabalhar na prefeitura.

* Persistência: Nem sempre as coisas sai como a gente quer, quando ouvir um não, não desista procure saber aonde está errando, as vezes é algum problema no seu projeto, que uma simples mudança faz toda diferença, lembre-se que o empresário deve ser dinâmico.

* Se atualize sobre a sua área: se você quer montar uma loja de games, você deve ter um conhecimento sobre os jogos mais vendidos e os mais esperados pelos seus clientes. Hoje em dia com a internet, tudo fica mais fácil.

* Ser um vendedor de idéias: Mais do que ter uma boa oratória, saber convencer e influenciar, você deve vender as suas idéias esse é o seu verdadeiro produto.

* Uma boa rede de contatos: Apenas seja comunicativo e carismático e procure as pessoas certas para o seu negócio.

* Saber negociar: Não aceitar sempre a primeira proposta, e saber como agregar valor ao seu produto, para que você possa ter seu lucro.

* Dedicar-se completamente a ele: Tenha esse comprometimento, no inicio, na fase de criação você será completamente exigido, aceite isso e o faça da melhor maneira possível, é a única hora em que você será realmente necessário para sua empresa.

* Criar um sistema em que você não seja necessário: Como dito antes, se você ficar preso a um negócio em que tudo deva passar por você, você ficaria impossibilitado de criar novos negócios. Por isso é essencial que você tenha empregados de confiança ou mesmo contrate terceirizadas para que você não tenha função na empresa. Se você quer ser um chefe veja como ser um Administrador, um empresário é um criador, não um comandante.

Quanto Ganha um Empresário

Obviamente cada empresa gera um lucro diferente, um empresário pode ter diversas empresas, ou focar em uma para criar um império. Mas de de uma forma geral pode-se dividir a renda assim.


Micro e Pequena Empresa: De 2 mil a 25 mil.

Empresas Médias: De 10 mil a 100 mil.

Empresas Grandes e de Produção: De 40 mil a 500 mil.

Empresa Multinacional ou com Monopólio em sua Área: De 500 mil a 50 milhões


Se o seu sonho é ser empresário, o patrão, esse é um mini-guia de como começar na área empresarial.

Até a próxima.

Um comentário: